top of page
23634_08062017_900x500.jpg

O Monumento Natural do Morro do Penedo

O Monumento Natural do Morro do Penedo localiza-se na cidade de Vila Velha, às margens do canal da Baía de Vitória, atualmente cercado por instalações portuárias, consiste em uma área de 187.888,97 m². Regulamentado pela Lei Nº 4.930/2010, Decreto Nº 071/07. 

Foi o primeiro monumento natural tombado no estado do Espírito Santo. É uma Unidade de Conservação (UC), consiste em um maciço rochoso com vegetação remanescente da Mata Atlântica. Possui acesso por terra pelo município de Vila Velha, sendo ele controlado pela organização do complexo portuário, também é possível acesso pela Baía Vitória para aqueles que chegam pelo município vizinho. 

O local oferece diversas atividades ecológicas e esportivas para a população, como trilhas ecológicas, levando a pontos de contemplação tanto para o município de Vila Velha como de Vitória, além de possibilidade de atividades de escalada como o rapel.

Foto:  Comunicação/PMVV

TRILHAS DO PENEDO

1

Entrada

Podemos observar no início da trilha a beleza e exuberância da Mata Atlântica, bioma que compõe toda a vegetação do Espírito Santo. Caracterizada como floresta ombrófila, as árvores possuem folhas o ano inteiro, e durante a estação chuvosa é o período de maior abundância. A floresta oferece sombra e uma sensação térmica mais branda. Plantas que podem ser observadas durante as trilhas são o ipê-roxo, jacarandá, o jequitibá-rosa e o branco, e outros.

É possível ouvir os sons de diversas aves, desde rapinantes como o gavião-carijó, até pássaros como o sabiá-da-praia e a cambacica. O Morro do Penedo também é o lar de répteis e anfíbios como o teiú e a rã-assovio, e vários insetos e aranhas, importantíssimos para a natureza, como libélulas, borboletas e a aranha-do-fio-de-ouro.

2

Toca das corujas

As corujas-buraqueiras são aves de pequeno porte com grandes olhos amarelos, que se alimenta desde insetos até pequenos mamíferos e répteis. Elas vivem em buracos escavados no solo, podendo ser encontrados em vários lugares em Vila Velha e Vitória. Por ser uma ave de rapina, não possui muitos predadores naturais, dessa forma o ser humano e a degradação do seu habitat são os maiores fatores que ameaçam a espécie.

Observe também no local como é o solo. A presença de folhas, galhos, pequenos animais e outros matérias orgânicos compõem a serrapilheira. O solo da Mata Atlântica é baixo em nutrientes, mas a floresta consegue se sustentar por um ciclo de ciclagem. Tudo o que cai das árvores ou que se decompõe no solo, volta para os organismos, que depois retorna ao solo. O equilíbrio desse ciclo é o que mantém não só a fauna e a flora viva, mas o ser humano também.

3

Mirante

No ponto mais alto do Morro do Penedo podemos avistar além de Vila Velha, uma grande parte de Vitória e de outras áreas verdes. A vegetação é mais espaçada e de baixa estatura, visto que o solo é rochoso, predominando principalmente cactáceas e bromélias. 

Devido a falta do dossel de árvores e das rochas, a sensação térmica é maior. É possível observar a presença maior de pequenos lagartos e aves sobrevoando o porto. Como também a vista da Baía de Vitória embeleza o momento.

O Penedo

Histórias e lendas do Penedo 

O Morro do Penedo possui esse nome por significar rochedo ou penha, que vem de penhasco ou pedra muito grande. Na época da colônia, desempenhou um papel estratégico muito importante contra invasores estrangeiros, na sua base foi instalado um argolão para sustentar correntes que conectavam-se até o Forte São João, localizado atualmente no município de Vitória, que impediu a tentativa de conquista da tripulação do capitão neerlandês Thomas Cavendish

Ao longo dos anos muitos misticismos foram criados sobre o Penedo, considerado o guardião de Vitória e Vila Velha, muitos marinheiros que navegam pela Baía de Vitória arremessavam batatas no morro por acreditarem que ao fazer isso, seriam poupados pelo famoso guardião, além de moedas que se acertassem a pedra a pessoa teria seu desejo realizado. 

bottom of page