
parque urbano Morro do Cruzeiro
Morro do Cruzeiro é um maciço rochoso recoberto por fragmentos da Mata Atlântica, de características de árvores densas e com folhas o ano inteiro. Esse bioma é de extrema importância para a regulação do clima urbana, a proteção das encostas, o fluxo das águas, além da importância ecológica, com a presença de muitas aves, principalmente pássaros considerados admiráveis pela população como saíra-amarela, a saíra-de-chapéu-preto, gaturamo-verdadeiro e entre outras. Além de animais mais comuns na região como os saguis-de-cara-branca, vários répteis e borboletas. A observação de casais e filhotes revela a importância do parque como um local para possível reprodução dessas espécies.
Está localizado entre os bairros de Jardim Colorado, Santos Dumont, Jardim Guadalajara e Brisamar, no município de Vila Velha-ES. Conta com uma área de aproximadamente 90 mil m² e uma cobertura vegetal de aproximadamente 70% da sua extensão.
Segundo relato de moradores, o local recebe o nome de “Morro do Cruzeiro” devido a uma cruz de madeira que ficava no alto do morro, visível por quem caminhava por perto, e que permaneceu ali até a década de 1970. Até hoje sua vocação religiosa permanece, sendo cenário para cultos coletivos e orações individuais.
O local possui com uma pequena trilha que leva até o topo do morro onde é possível contemplar diversos pontos do município de Vitória e Vila Velha, como a Baía de Vitória, a Terceira Ponte, o Morro do Moreno, o Convento da Penha e o Morro do Penedo, em uma paisagem exuberante de quase toda a cidade.
Em 2021, passou por ações de revitalização realizada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha com o auxílio de moradores da região e amigos do Morro do Cruzeiro, com a plantação de mais de 100 mudas de árvores e instalações de bancos, lixeiras e placas de sinalização, auxiliando na recuperação do local e tornando-o ponto de referência para atividades de lazer e uma área de grande potencial para práticas de educação ambiental e urbanística.
O Cruzeiro


